sábado, 27 de fevereiro de 2010

Planejar: Para quê?




Planejar: para quê? Este deve ser nosso questionamento a fim de que tenhamos estabelecido um conceito próprio acerca do planejamento.

Planejamento - do latim Planu - projeto claro, manifesto, lançar adiante, que inclui uma série ordenada de ações e de meios destinados a atingir um fim, intenção (FERREIRA, 1975).

Para que o professor explore o tema a ser debatido na E.B.D. é necessário que tenha realizado o planejamento de sua aula, além da meditação diária da palavra de Deus e oração. Caso contrário, ao invés de seu aluno beber das águas cristalinas e correntes do rio da vida, beberá águas de cisternas (Howard Hendricks).

Faça uma autoavaliação de como você tem preparado suas aulas da E.B.D.

Preparei a lição de escola dominical para o domingo passado (marque uma resposta só):
- no sábado à noite, assistindo a um programa de TV;
- no carro, a caminho da igreja;
- durante a pregação;
- domingo, no café da manhã, abri a revista e corri os olhos no tema, acabei chegando à igreja um pouco atrasado;
- durante os avisos de abertura da escola dominical;
- não a preparei, mas tive duas ótimas idéias depois da aula.

Esperamos que não tenha sido nenhuma das alternativas anteriores, pois o cristão comprometido com o ensino da palavra de Deus almeja a excelência do ensino e procura alcancá-la, Paulo nos adverte: "... o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Romanos 12.7). Todavia, se você escolheu na autoavaliação uma das alternativas anteriores, ainda há tempo para se autocorrigir e começar a planejar suas aulas. Certamente poderá observar a diferença e avaliar se atingiu os objetivos propostos.

É indispensável que haja uma dedicação a esse ministério (ensino). O professor também necessita viver o que ensina e conhecer seus alunos, saber como seus alunos aprendem.
Precisamos sempre lembrar que: "Maldito, o que faz com negligência o trabalho do Senhor" (Jeremias 48.10). Temos que equacionar: Oração+Planejamento+Meditação da palavra de Deus = Ensino eficaz, efetivo, objetivos atingidos.

Por Cleide Eurich Sohn

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